Artigos sobre: App do Lojista

Configurações e Suporte

Configurações e Suporte

Info

TL;DR:


Este guia detalha as funcionalidades de gerenciamento da loja disponíveis no aplicativo do lojista, abrangendo horários de funcionamento, configurações de entrega, conexão de impressora e suporte. Você pode configurar a loja para abrir/fechar automaticamente com base em horários definidos ou manualmente, e configurar os horários de funcionamento para cada dia da semana. Em Configurações, selecione o tipo de entrega (entrega e retirada ou somente entrega ou somente retirada) e defina a estimativa de entrega. A seção Impressora detalha o processo de conexão de impressoras térmicas Bluetooth para impressão de pedidos (incluindo passos para Android e iOS, solução de problemas comuns, recomendações de modelos e permissões necessárias). Por fim, a seção Suporte permite que o lojista envie mensagens para a equipe de suporte da plataforma para obter assistência.

Horários de Funcionamento

Este guia detalha os horários de funcionamento presentes no aplicativo do lojista.



Abrir/fechar automaticamente


  1. Clique no toggle switch para abrir e fechar sua loja automaticamente. Você pode mudar isso sempre que quiser, mas saiba que vai refletir na disponibilidade da sua loja.
    1. Toggle switch laranja → Loja abre/fecha automaticamente a partir dos horários configurados
    2. Toggle switch cinza → Loja abre/fecha apenas com a sua ação


Configurar horários de funcionamento


  1. Configure o horário de funcionamento da sua loja. Ela será exibida ao cliente.
    1. Você pode ativar/desativar os dias de funcionamento.
    2. Ao ativar, configure os horários para cada dia. Caso não configure, sua loja irá funcionar 24 horas naquele dia.



  1. Clique em “Salvar”.

Configurações

Este guia detalha as configurações presentes no aplicativo do lojista.


Tipo de entrega

  1. Selecione o tipo de entrega da sua loja. Ela será exibida ao cliente.
    1. Entrega e retirada
    2. Somente entrega
    3. Somente retirada



  1. Clique em “Salvar”.


Estimativa de entrega

  1. Forneça a estimativa de entrega. Ela será exibida ao cliente.



  1. Clique em “Salvar”.

Impressora

Este guia detalha a configuração de impressora presente no aplicativo do lojista. Este guia trata apenas da configuração de impressoras térmicas bluetooth. Para realizar a impressão do pedido você deve ter uma impressora capaz de se conectar via bluetooth.

Como conectar

  • Conecte sua impressora a uma fonte de energia e ligue-a;
  • Abra as configurações bluetooth do seu aparelho:

Android

iOS

(exemplo feito em Motorola) 1. Arraste para baixo a partir do topo da tela. 2. Pressione e segure na opção “Bluetooth“. 3. Ative o bluetooth. 4. Procure pelo nome da sua impressora. Caso não saiba, ele geralmente fica disponível em uma etiqueta na parte de baixo da impressora. 5. Conecte com a impressora. 6. Se for solicitado algum código, tente 0000 ou 1234. 7. Abra o aplicativo do Lojista. 8. Acesse o menu lateral e procure pela opção “Configurações“. 9. Clique em “Adicionar” ao lado do nome “Impressora“. 10. Permita todas as permissões que a aplicação solicitar. 11. Selecione o tamanho do papel. Veja na seção tipos de impressora a indicação do tamanho de papel. 12. Escolha a impressora que você já conectou anteriormente. 13. Acesse os detalhes de um pedido e toque em imprimir.

(exemplo feito em iOS 18.1) 1. Arraste para baixo a partir do canto direito superior da tela. 2. Ative o bluetooth. 3. Abra o aplicativo do Lojista. 4. Autorize todas as permissões. 5. Acesse o menu lateral e procure pela opção “Configurações“ (igual ao android). 6. Clique em “Adicionar” ao lado do nome “Impressora“ (igual ao android). 7. Caso solicitado, permita todas as permissões que a aplicação solicitar. 8. Selecione o tamanho do papel. Veja na seção tipos de impressora a indicação do tamanho de papel (igual ao android). 9. Escolha a impressora. 10. Acesse os detalhes de um pedido e toque em imprimir.

Solução de problemas

Alguns casos de erro comuns que podemos solucionar através de configurações.

O melhor jeito de resolver os problemas é repetir os passos de configuração mostrados anteriormente.

Erro 1 - Aviso de erro ao adicionar impressora

Quando o lojista recebe a mensagem “Ocorreu um erro ao listar os dispositivos Bluetooth, verifique as configurações Bluetooth do seu aparelho e tente novamente“, devemos fazer algumas verificações. Veja o exemplo do erro a seguir:




Soluções

  • Garanta que a impressora está ligada;
  • Verifique se o bluetooth está ligado;
  • Garanta que o app possui as permissões bluetooth necessárias;
  • [Android] Conecte a impressora através dos dispositivos bluetooth, volte ao aplicativo e tente encontrá-la novamente pelo botão “Adicionar“ nas configurações ou “Imprimir“ nos detalhes do pedido.

Erro 2 - Minha impressora não aparece na lista

Ao entrar no app de procurar por impressoras é retornado erro ou não aparecem todas impressoras na lista.

Soluções

  • [Android] Conecte a impressora através dos dispositivos bluetooth, volte ao aplicativo e tente encontrá-la novamente pelo botão “Adicionar“ nas configurações ou “Imprimir“ nos detalhes do pedido;
  • [iOS] Garanta que há apenas uma impressora bluetooth disponível para conexão. Múltiplas impressoras podem entrar em conflito ao listar os dispositivos no app.

Erro 3 - Erro ao conectar

O app retorna o seguinte erro: “Verifique seu bluetooth e a compatibilidade do dispositivo. Lembre-se que apenas impressoras bluetooth podem se conectar.“.

Esse erro ocorre ao tentar conectar com um dispositivo e não temos resposta do mesmo.

Soluções

  • Garanta que sua impressora está conectada a uma fonte de energia e ligada;
  • Garanta que sua impressora possui a função bluetooth;
  • Verifique se o dispositivo que você está tentando se conectar é uma impressora. Você consegue achar o nome do dispositivo em uma etiqueta em baixo dele.

Recomendações e permissões

Impressoras recomendadas

Recomenda-se adquirir uma impressora térmica bluetooth. Existem diversos modelos, e o tamanho da sua operação e orçamento vão definir qual se encaixa melhor às suas necessidades.

Temos dois principais modelos: a mini impressora térmica sem fio e a impressora térmica não fiscal, veja algumas características delas a seguir.




  • Mini impressora térmica:
    • Preço: Cerca de R$100
    • Possui bateria recarregável;
    • Papel de 58mm.


  • Impressora térmica não fiscal:
    • Preço: A partir de R$380
    • Alimentação por cabo;
    • Papel de 80mm;
    • Alta capacidade de impressão e durabilidade;
    • Conexão USB e Bluetooth.

Permissões Bluetooth

Android

iOS

(exemplo feito em Motorola) 1. Pressione e segure no ícone do app para acessar seu detalhes. 2. Acesse a opção de permissões. 3. Garanta que todas as permissões estão permitidas. O bluetooth utiliza localização e dispositivos por perto para encontrar as impressoras.

(exemplo feito em iOS 18.1) 1. Acesse o app de configurações do seu iPhone: 2. Procure pela opção de Apps: 3. Encontre o app do lojista: 4. Marque a opção Bluetooth

Suporte

Este guia detalha o suporte presente no aplicativo do lojista.




  1. Envie sua mensagem para o nosso suporte. O suporte será acionado e você será respondido em breve.

Atualizado em: 06/12/2025