Artigos sobre: Painel do Lojista V2

Faturas

TL;DR:A área de Faturas no menu Financeiro permite visualizar documentos mensais que detalham suas vendas e as transações associadas. Cada fatura inclui um Cabeçalho com dados de identificação, uma Lista de pedidos e transações (com detalhes de subtotal, entrega, taxas, comissão e saldo, além de tipos de pagamento, cupons e devoluções), e uma seção de Transações adicionais (se houver ajustes). A Consolidação da fatura mostra o valor final devido à plataforma, incluindo taxas, comissões e descontos. Um Boleto para pagamento é gerado se o valor for superior a R$30,00, e a Nota Fiscal é disponibilizada após o pagamento do boleto.



Como chegar?


  1. Abrir menu lateral;
  2. Abrir dropdown de “Financeiro”;
  3. Selecionar “Faturas”.


Faturas


As faturas são documentos que descrevem os pedidos e suas transações de um período financeiro, no caso um mês. Nela deve ser possível conferir todas as vendas da loja na plataforma e conferir as transações que estão associadas a cada pedido. No final, deve ser possível ver a consolidação da fatura, resultando no valor que deve ser pago através de boleto à plataforma.


Cada período financeiro é pode ter uma fatura, e um boleto ou nota fiscal disponível.


Faturas recentes

Faturas antigas

Visualizar fatura


  1. Clique no ícone de “Visualizar fatura” para abrir a fatura de interesse. Um .pdf será aberto com a sua fatura.


Cabeçalho


Aqui disponibilizamos uma série de dados que identificam a plataforma, o lojista e o período correspondente. Confira no exemplo abaixo:


Lista de pedidos e transações

Essa parte é onde consta todos registros de pedidos no período especificado na fatura. Cada pedido pode possuir múltiplas transações que compõem o pagamento do mesmo. Veja no exemplo a seguir:


As colunas da lista apresentam um identificador de pedido, data e hora, tipo de pagamento, subtotal, entrega, taxa de pagamento online, comissão e saldo.


Pedidos


  • Pedido: Código que identifica o pedido no sistema;
  • Data e hora: Momento em que o pedido foi criado pelo cliente;
  • Subtotal:
    • Refere-se ao subtotal do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
    • Para devoluções, é o mesmo valor do subtotal na transação de pagamento, mas negativo.
  • Entrega:
    • Refere-se a taxa de entrega do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
    • Para devoluções, é o mesmo valor da entrega na transação de pagamento, mas negativo.
  • Taxa de pagamento online: Taxa cobrada apenas para as transações de pagamento e devolução com métodos “online”;
  • Comissão:
    • Valor de comissão cobrado pelo pedido realizado;
    • Aplicado na transação relacionada ao método de pagamento;
    • O cálculo depende de como a comissão está configurada para a loja:
      • Produtos: A comissão é cobrada com base no subtotal;
      • Produtos + frete: A comissão é cobrada com base na soma do subtotal e entrega.
  • Saldo: Receita líquida para o respectivo pedido.


Transações


Tudo que realiza crédito ou débito para se pagar um pedido, é considerado transação. São elas:


  • Transação pelo “Tipo de pagamento”:
    • É a transação principal do pedido realizada através do método de pagamento escolhido pelo cliente:
    • Os tipo de pagamento da transação informados ao lojista são:
      • Online: Engloba todos os métodos de pagamento online (PicPay, NuPay, PIX e cartão de crédito);
      • Dinheiro: Pagamento na entrega do pedido em dinheiro;
      • Cartão: Pagamento na entrega do pedido com cartão de débito ou crédito.
  • Transação de “Cupom”: É a transação que realiza o desconto no valor do pedido, para cupons custeados pelo lojista;
  • Devolução do “Tipo de pagamento“: Ao cancelar um pedido, é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução do mesmo.
    • Devolução Cartão;
    • Devolução Dinheiro;
    • Devolução Online.
  • Devolução do “Cupom“: Ao cancelar um pedido com cupom custeado pelo lojista, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom aplicado.
  • Devolução do “Cupom patrocinado“: Ao cancelar um pedido com cupom patrocinado pela plataforma, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom patrocinado aplicado.


Transações adicionais


Essas transações podem adicionar ou remover valores de uma fatura. Elas são feitas de forma personalizada para aplicar descontos ou cobranças acordadas com o lojista, correção de erros, repasse de promoções realizadas em parceria e diversos outros casos.


Essa seção aparece apenas se tiver sido feita alguma transação adicional, seja de crédito ou débito.


Consolidação de fatura


A consolidação de fatura trata de apresentar os valores finais que compõem a fatura, ou seja, apresenta-se aqui o quanto o lojista deve a plataforma após taxas, comissões, descontos, ajustes e compensações.


Os dados aqui apresentados são somados e resultam no valor total da fatura que deverá ser paga por através de um boleto:


  • Total de taxa de pagamento online: Somatório das taxas aplicadas aos valores transacionados através de métodos de pagamento online em cada pedido em que o pagamento foi realizado através do app;
  • Total de comissão: Somatório das comissões devidas à plataforma por cada pedido realizado e entregue;
  • Cupons patrocinados: Somatório dos desconto aplicados nos pedidos que foram custeados pela plataforma. Esses resultam em um desconto na fatura do lojista;
  • Transações adicionais: Esse é o resultado da soma das transações adicionais apresentadas na seção anterior. Essas transações podem adicionar ou remover valores de uma fatura. Elas são feitas de forma personalizada para aplicar descontos ou cobranças acordadas com o lojista, correção de erros, repasse de promoções realizadas em parceria e diversos outros casos;
  • Retido: É o valor da comissão da plataforma e outras cobranças abatido diretamente nas vendas via pagamento online. Essa parte da comissão não será mais cobrada na fatura;
  • Total da fatura: É a soma de todos valores que compõem a consolidação da fatura.


Boleto e Nota Fiscal


Através dos boletos, o lojista pode pagar a fatura. Um boleto é gerado apenas quando o valor devido de fatura é superior a R$30,00. Caso seja menor, o valor é acumulado para o período financeiro seguinte.


  1. Clique no ícone de “Pagar fatura” para visualizar o boleto da fatura.


Quando o boleto é pago, é disponibilizada a nota fiscal para o lojista.


  1. Clique no ícone de “Nota fiscal” para visualizar a nota fiscal da fatura.



Atualizado em: 22/08/2025