Artigos sobre: App do Lojista

Faturas, Financeiro e Repasses

Faturas, Financeiro e Repasses

Info

TL;DR:


O aplicativo do lojista oferece uma seção financeira completa, com uma visão detalhada das Faturas e Repasses. Na área de Faturas, é possível consultar a situação de todas as cobranças da loja, com informações como período, vencimento e status. Ao visualizar uma fatura, o lojista tem acesso a um PDF com um cabeçalho de identificação e uma lista de todos os pedidos e transações, incluindo subtotal, taxa de entrega, comissão e saldo. O documento também apresenta a consolidação da fatura, que é o valor final a ser pago por meio de boleto, considerando taxas, comissões, cupons patrocinados e outros ajustes financeiros. Já a área de Repasses detalha os pagamentos recebidos por vendas online (geralmente semanais). Nela, é possível ver o saldo de cada pedido, o valor retido pela plataforma e o total a receber, garantindo total transparência sobre os valores que são transferidos para a conta do lojista.

Faturas

Este guia detalha as faturas presentes no aplicativo do lojista. Esta página exibe todas as faturas de uma loja durante o seu período de funcionamento. As informações são organizadas em uma lista, além de apresentar o período referente à fatura, a data de vencimento e o status (acumulado, pendente, processamento, pago, vencido e cancelado). Isso oferece ao lojista uma visão clara e estruturada das suas pendências futuras, facilitando o controle e a tomada de decisões sobre o negócio.




Visualizar fatura

  1. Clique no ícone de “Visualizar fatura” para abrir a fatura de interesse. Um .pdf será aberto com a sua fatura.




Cabeçalho

Aqui disponibilizamos uma série de dados que identificam a plataforma, o lojista e o período correspondente. Confira no exemplo abaixo:




Lista de pedidos e transações

Essa parte é onde consta todos registros de pedidos no período especificado na fatura. Cada pedido pode possuir múltiplas transações que compõem o pagamento do mesmo. Veja no exemplo a seguir:




Pedidos

As colunas da lista apresentam um identificador de pedido, data e hora, tipo de pagamento, subtotal, entrega, taxa de pagamento online, comissão e saldo.

  • Pedido: Código que identifica o pedido no sistema;
  • Data e hora: Momento em que o pedido foi criado pelo cliente;
  • Subtotal:
    • Refere-se ao subtotal do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
    • Para devoluções, é o mesmo valor do subtotal na transação de pagamento, mas negativo.
  • Entrega:
    • Refere-se a taxa de entrega do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
    • Para devoluções, é o mesmo valor da entrega na transação de pagamento, mas negativo.
  • Taxa de pagamento online: Taxa cobrada apenas para as transações de pagamento e devolução com métodos “online”;
  • Comissão:
    • Valor de comissão cobrado pelo pedido realizado;
    • Aplicado na transação relacionada ao método de pagamento;
    • O cálculo depende de como a comissão está configurada para a loja:
      • Produtos: A comissão é cobrada com base no subtotal;
      • Produtos + frete: A comissão é cobrada com base na soma do subtotal e entrega.
  • Saldo: Receita líquida para o respectivo pedido.

Transações

Tudo que realiza crédito ou débito para se pagar um pedido, é considerado transação. São elas:

  • Transação pelo “Tipo de pagamento”:
    • É a transação principal do pedido realizada através do método de pagamento escolhido pelo cliente:
    • Os tipo de pagamento da transação informados ao lojista são:
      • Online: Engloba todos os métodos de pagamento online (PicPay, NuPay, PIX e cartão de crédito);
      • Dinheiro: Pagamento na entrega do pedido em dinheiro;
      • Cartão: Pagamento na entrega do pedido com cartão de débito ou crédito.
  • Transação de “Cupom”: É a transação que realiza o desconto no valor do pedido, para cupons custeados pelo lojista;
  • Devolução do “Tipo de pagamento“: Ao cancelar um pedido, é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução do mesmo.
    • Devolução Cartão;
    • Devolução Dinheiro;
    • Devolução Online.
  • Devolução do “Cupom“: Ao cancelar um pedido com cupom custeado pelo lojista, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom aplicado.
  • Devolução do “Cupom patrocinado“: Ao cancelar um pedido com cupom patrocinado pela plataforma, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom patrocinado aplicado.

Transações adicionais

Essas transações podem adicionar ou remover valores de uma fatura. Elas são feitas de forma personalizada para aplicar descontos ou cobranças acordadas com o lojista, correção de erros, repasse de promoções realizadas em parceria e diversos outros casos.

Essa seção aparece apenas se tiver sido feita alguma transação adicional, seja de crédito ou débito.




Consolidação de fatura

A consolidação de fatura trata de apresentar os valores finais que compõem a fatura, ou seja, apresenta-se aqui o quanto o lojista deve a plataforma após taxas, comissões, descontos, ajustes e compensações.




Os dados aqui apresentados são somados e resultam no valor total da fatura que deverá ser paga por através de um boleto:

  • Total de taxa de pagamento online: Somatório das taxas aplicadas aos valores transacionados através de métodos de pagamento online em cada pedido em que o pagamento foi realizado através do app;
  • Total de comissão: Somatório das comissões devidas à plataforma por cada pedido realizado e entregue;
  • Cupons patrocinados: Somatório dos desconto aplicados nos pedidos que foram custeados pela plataforma. Esses resultam em um desconto na fatura do lojista;
  • Transações adicionais: Esse é o resultado da soma das transações adicionais apresentadas na seção anterior. Essas transações podem adicionar ou remover valores de uma fatura. Elas são feitas de forma personalizada para aplicar descontos ou cobranças acordadas com o lojista, correção de erros, repasse de promoções realizadas em parceria e diversos outros casos;
  • Retido: É o valor da comissão da plataforma e outras cobranças abatido diretamente nas vendas via pagamento online. Essa parte da comissão não será mais cobrada na fatura;
  • Total da fatura: É a soma de todos valores que compõem a consolidação da fatura.


Boleto

Através dos boletos, o lojista pode pagar a fatura. Um boleto é gerado apenas quando o valor devido de fatura é superior a R$30,00. Caso seja menor, o valor é acumulado para o período financeiro seguinte.

  1. Clique no ícone de “Ver boleto” para visualizar o boleto da fatura.



Quando o boleto é pago, é disponibilizada a nota fiscal para o lojista.

Ver faturas antigas

  1. Clique em “Ver faturas antigas”. Você será redirecionado para a tela de faturas antigas.



Financeiro

Este guia detalha o financeiro presente no aplicativo do lojista. Esta página exibe todas as transações financeiras de uma loja em um determinado mês. As informações são organizadas em um resumo que detalha as receitas (entradas) e despesas (saídas) geradas na plataforma, além de apresentar uma lista dos pedidos realizados, acompanhados das respectivas transações financeiras associadas a cada um deles. Isso oferece ao lojista uma visão clara e estruturada do desempenho financeiro mensal, facilitando o controle e a tomada de decisões sobre o negócio.


Escolher mês

  1. Selecione o Mês que deseja consultar suas vendas. Os dados de entradas e saídas serão atualizados referentes ao mês que escolher.



Entradas

Essa parte do resumo é referente às vendas da loja na plataforma. Aqui demonstra-se a origem de toda receita da loja no período.


Total vendido: Quantidade de pedidos entregues no período;

  • Total: Soma do total dos pedidos do período;
    • Total = Subtotal + taxa de entrega.
    • Também é possível calcular o total através a soma das vendas por tipo de pagamento
      • Total = Recebido via estabelecimento + Recebido via plataforma (pagamento online)
  • Subtotal:
    • Soma do subtotal de todos pedidos do período;
    • Comissionável: Parcela do subtotal referente a valores comissionáveis.
      • O valor do subtotal excluindo o valor dos cupons custeados pela loja.
  • Taxa de entrega:
    • Soma das taxas de entrega dos pedidos do período;
    • Comissionável: Parcela das entregas referente a valores comissionáveis.
      • O valor da entrega excluindo o valor dos cupons custeados pela loja;
      • O valor comissionável da entrega é mostrado apenas para as lojas que tem a configuração de comissão sobre o total do pedido (pedido + frete).
  • Recebido via estabelecimento:
    • Soma dos totais dos pedidos com pagamento presencial (dinheiro, cartão na entrega e pago com cupom)
      • Recebido via estabelecimento = Dinheiro + Cartão na entrega + Pago com cupom
    • Dinheiro: Total dos pedidos pagos em dinheiro no ato da entrega;
    • Cartão da entrega: Total dos pedidos pagos em cartão (crédito ou débito) no ato da entrega;
    • Pago com cupom: Soma dos valores pagos através de cupom independente de quem custeou a ação (plataforma ou loja).
  • Recebido via plataforma:
    • Total dos pedidos vendidos com pagamento online, excluindo-se o valor dos cupons aplicados: PicPay, Cartão de crédito, PIX e NuPay.


Saídas

Essa parte do resumo reserva-se a demonstrar os valores que se somam para resultar em uma fatura. Destaca-se o valor da comissão, pois é o que o lojista paga à plataforma pelas vendas na plataforma. E logo abaixo explica-se como valores são adicionados ou retidos, resultando numa fatura.



  • Comissão:
    • Valor pago à plataforma pelo lojista pelos pedidos realizados pela plataforma;
Valor de comissão = taxa de comissão x (subtotal comissionável + taxa de entrega comissionável)
  • Taxa de pagamento online: Taxa sobre o valor transacionado, ou seja, o total do pedido, para os pedidos pagos através de pagamento online (PicPay, PIX, NuPay e cartão de crédito).
  • Multa por pedido recusado: Multa de 1 real a cada pedido recusado pelo lojista;
  • Cupons custeados pela plataforma: Representa o valor dos cupons aplicados que são de responsabilidade da plataforma. Esse montante é deduzido do valor devido pela loja à plataforma a título de comissão.
  • Transações adicionais: São ajustes financeiros que realizam débitos ou créditos dentro do período financeiro. Servem para repassar valores de promoções, corrigir erros ou realizar outras cobranças negociadas.
  • Valor retido: Corresponde à comissão da plataforma e a outras cobranças, descontadas diretamente das vendas realizadas por meio de pagamento online. Esse valor já foi abatido e não será incluído na sua fatura.
  • Valor da fatura:
    • Valor devido à plataforma que não foi possível reter de forma automática. Logo deverá ser apago através de boleto;
    • Valor da fatura = Valor em comissão + taxa de pagamento online + multa por pedido recusado - cupons custeados pela plataforma + transações adicionais - valor retido
    • Caso todo valor devido à plataforma seja capturado através dos pagamentos online, a fatura fica zerada;
    • Caso o valor da fatura seja negativo, ele será apresentado como um desconto na fatura seguinte.

Ver repasses

  1. Clique no botão “Ver repasses” no resumo de Entradas. Você será redirecionado para a tela de repasses.



Veja a documentação sobre Repasses abaixo.

Repasses

Este guia detalha o financeiro presente no aplicativo do lojista. O lojista que possuir pagamento online ativo na sua loja receberá seus pagamentos ao fim de cada período financeiro definido para a realização dos repasses. Os repasses são realizados semanalmente, toda quarta-feira e é possível acompanhar os repasses programados e futuros através do painel do lojista.




Ver detalhes de um repasse

  1. Clique no repasse de interesse.



Aqui é possível consultar cada pedido com o total, taxa de pagamento online, comissão e o saldo resultante. Logo:

Saldo = Total - Taxa de pagamento online - Comissão

sendo,

Total = produtos - descontos + taxa de entrega

Ao final da tela, é consolidado um "Subtotal", que é a soma dos saldos.

É apresentado o valor “Retido". Esse valor é o resultado da soma de débitos que a loja tem com a plataforma, que já será deduzido do que foi pago online, evitando gerar uma fatura com esse valor. Desse modo, o lojista não será mais cobrado das comissões e outras cobranças que já serão retidas aqui.

Por fim, chegamos ao "Total a receber” que será transferido para o lojista no repasse em questão. Sendo assim:

Total a receber = Subtotal - Retido

Ver transações

  1. Clique em “Ver transações” do pedido de interesse.



Tudo que realiza crédito ou débito para se pagar um pedido, é considerado transação. São elas:

  • Transação pelo “Tipo de pagamento”:
    • É a transação principal do pedido realizada através do método de pagamento escolhido pelo cliente:
    • Os tipo de pagamento da transação informados ao lojista são:
      • Online: Engloba todos os métodos de pagamento online (PicPay, NuPay, PIX e cartão de crédito);
      • Dinheiro: Pagamento na entrega do pedido em dinheiro;
      • Cartão: Pagamento na entrega do pedido com cartão de débito ou crédito.
  • Transação de “Cupom”: É a transação que realiza o desconto no valor do pedido, para cupons custeados pelo lojista;
  • Devolução do “Tipo de pagamento“: Ao cancelar um pedido, é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução do mesmo.
    • Devolução Cartão;
    • Devolução Dinheiro;
    • Devolução Online.
  • Devolução do “Cupom“: Ao cancelar um pedido com cupom custeado pelo lojista, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom aplicado.
  • Devolução do “Cupom patrocinado“: Ao cancelar um pedido com cupom patrocinado pela plataforma, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom patrocinado aplicado.
  • Transação de “Multa“: Valor de multa por pedido cancelado;
  • Transação de “Devolução de multa“: O lojista pode solicitar o estorno de uma multa ao justificar o cancelamento. Assim é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução da mesma.

Atualizado em: 06/12/2025