Gerenciador de Pedidos App Lojista
Gerenciador de Pedidos
Info
TL;DR:
O Gerenciador de Pedidos no aplicativo do lojista otimiza e centraliza a administração de todos os pedidos. Nele, você pode buscar pedidos por código ou nome do cliente, abrir/fechar a loja (alterando a disponibilidade para os clientes), e filtrar pedidos por status (Todos, Em andamento, Entregues, Recusados). Ao ver os detalhes do pedido, você acessa informações completas como código, status (com histórico), dados do cliente e da entrega, itens do pedido (com opções, adicionais, removidos e observações), tipo de pagamento (com subtotal, taxa de entrega, total e troco). Além disso, a funcionalidade permite realizar ações diretamente no pedido: aceitar (dentro de 10 minutos), marcar como "Pronto para retirada" (para pedidos de retirada), chamar entregador ou marcar como "Saiu para entrega" (para entregas), marcar como "Entregue" (após o recebimento pelo cliente), e cancelar (com justificativa e possível cobrança de taxa). Você também pode imprimir pedidos e conversar com o cliente via chat para pedidos em aberto ou finalizados nas últimas 2 horas.
Gerenciador de Pedidos
Este guia detalha o gerenciador de pedidos presente no aplicativo do lojista.

Buscar pedido

- Forneça o Código do pedido ou o Nome do cliente. A lista de pedidos será atualizada de acordo com a busca desejada.

Abrir/fechar loja

- Clique no toggle switch para abrir e fechar sua loja. Você pode mudar isso sempre que quiser, mas saiba que vai refletir no app do cliente.
- Toggle switch verde → Loja aberta
- Toggle switch cinza → Loja fechada
Filtrar pedidos

- Clique no filtro.

- Escolha o filtro de interesse:
- Todos os pedidos
- Em andamento
- Entregues
- Recusados
- A lista de pedidos será atualizada de acordo com o filtro desejado.

Ver detalhes do pedido
- Clique no pedido de interesse.

Pedido
- Código do pedido;
- Status do pedido:
- Realizado;
- Aceito;
- Saiu para entrega;
- Entregue;
- Cancelado.
- Ver histórico de status:

- Data e hora do pedido;
- Nome do cliente;
- Tipo de entrega:
- Entrega;
- Retirada.
- Endereço de entrega, se for do tipo Entrega;
- Telefone do cliente, se for do tipo Retirada.
Detalhes
- Produto;
- Opção escolhida (se tiver disponível);
- Preço do produto;
- Adicionais;
- Preço do adicional;
- Componentes removidos;
- Observações.
Tipo de Pagamento
- Forma de pagamento;
- Subtotal:
- Subtotal = Preço do produto/opção x Qtd. + Preço do adicional x Qtd.
- Taxa de entrega;
- Total:
- Total = Subtotal + Taxa de entrega.
- Troco.
Ações em um pedido
Ao receber um pedido, seu App irá notificá-lo com um som e o pedido ficará destacado enquanto o pedido estiver como “Pendente”. Você tem até 10 minutos para aceitar o pedido, caso contrário, ele será cancelado automaticamente. Os pedidos pendentes ficarão na lista dos Pedidos pendentes.

Aceitar
Com um pedido pendente, você poderá aceitá-lo clicando no botão “Aceitar pedido”.

Ao aceitar, o pedido irá aparecer na lista de Pedidos das últimas 24h. O cliente receberá uma notificação informando que seu pedido foi aceito.

Pronto para retirada
Com um pedido aceito e do tipo de entrega Retirada, você pode atualizar o status para “Pronto para retirada”. O cliente receberá uma notificação informando que ele pode ir retirar seu pedido.
[](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/7/8/b/1/78b1f592d09d3000/f70a42e5-18a9-4227-8f47-f4b717_oqs1ji.png)
Chamar entregador
Com um pedido aceito e do tipo de entrega Entrega, você pode Chamar entregador.

Enviar
Com um pedido aceito e do tipo de entrega Entrega, você pode atualizar o status para “Saiu para entrega”. O cliente receberá uma notificação informando que seu pedido está a caminho.
[](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/7/8/b/1/78b1f592d09d3000/9c72f3d2-726a-4982-80a0-17cb27_uvk7u8.png)
Entregue
Com um pedido enviado ou pronto para retirada, você pode atualizar o status para “Entregue” após o cliente receber seu pedido. O cliente receberá uma notificação informando que seu pedido foi entregue.
[](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/7/8/b/1/78b1f592d09d3000/dfc7132f-948d-4734-9d25-11efb0_1ti7244.png)
Cancelar
Você pode cancelar um pedido em todas as etapas, exceto quando o pedido já estiver entregue. O cliente receberá uma notificação informando que seu pedido foi cancelado.

Vale ressaltar que o cancelamento deverá ser justificado e a justificativa será apresentada ao cliente. Lembre-se: a cada pedido cancelado, a sua loja poderá ser cobrada. Por fim, clique em “Recusar”. Caso se arrependa, basta clicar fora do modal.

Imprimir pedido
Válido para pedidos em aberto e, para pedidos finalizados, até 2 horas.

- Clique em “Imprimir”. Garanta que sua impressora esteja conectada ao seu dispositivo. Assim, seu pedido será impresso sem problemas.
Para configurar uma impressora, acesse aqui.
Conversar com o cliente
Válido para pedidos em aberto e, para pedidos finalizados, até 2 horas.

- Clique em “Chat”. O chat será aberto para que você converse com o cliente.

Você também pode acessar a lista completa de chats clicando no ícone da lista de chats na página inicial. Uma tela com todos os chats será exibida.


Atualizado em: 06/12/2025