Visão Geral do Financeiro
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- Abrir menu lateral;
- Abrir dropdown de “Financeiro”;
- Selecionar “Visão geral”.
Visão Geral
Esta página exibe todas as transações financeiras de uma loja em um determinado mês. As informações são organizadas em um resumo que detalha as receitas (entradas) e despesas (saídas) geradas na plataforma, além de apresentar uma lista dos pedidos realizados, acompanhados das respectivas transações financeiras associadas a cada um deles. Isso oferece ao lojista uma visão clara e estruturada do desempenho financeiro mensal, facilitando o controle e a tomada de decisões sobre o negócio.


Escolher mês
- Selecione o Mês que deseja consultar suas vendas. Os dados de entradas e saídas serão atualizados referentes ao mês que escolher.

Entradas
Essa parte do resumo é referente às vendas da loja na plataforma. Aqui demonstra-se a origem de toda receita da loja no período.

Total vendido: Quantidade de pedidos entregues no período;
- Total: Soma do total dos pedidos do período;
- Total = Subtotal + taxa de entrega.
- Também é possível calcular o total através a soma das vendas por tipo de pagamento
- Total = Recebido via estabelecimento + Recebido via plataforma (pagamento online)
- Subtotal:
- Soma do subtotal de todos pedidos do período;
- Comissionável: Parcela do subtotal referente a valores comissionáveis.
- O valor do subtotal excluindo o valor dos cupons custeados pela loja.
- Taxa de entrega:
- Soma das taxas de entrega dos pedidos do período;
- Comissionável: Parcela das entregas referente a valores comissionáveis.
- O valor da entrega excluindo o valor dos cupons custeados pela loja;
- O valor comissionável da entrega é mostrado apenas para as lojas que tem a configuração de comissão sobre o total do pedido (pedido + frete).
- Recebido via estabelecimento:
- Soma dos totais dos pedidos com pagamento presencial (dinheiro, cartão na entrega e pago com cupom)
- Recebido via estabelecimento = Dinheiro + Cartão na entrega + Pago com cupom
- Dinheiro: Total dos pedidos pagos em dinheiro no ato da entrega;
- Cartão da entrega: Total dos pedidos pagos em cartão (crédito ou débito) no ato da entrega;
- Pago com cupom: Soma dos valores pagos através de cupom independente de quem custeou a ação (plataforma ou loja).
- Recebido via plataforma:
- Total dos pedidos vendidos com pagamento online, excluindo-se o valor dos cupons aplicados: PicPay, Cartão de crédito, PIX e NuPay.
Saídas
Essa parte do resumo reserva-se a demonstrar os valores que se somam para resultar em uma fatura. Destaca-se o valor da comissão, pois é o que o lojista paga à plataforma pelas vendas na plataforma. E logo abaixo explica-se como valores são adicionados ou retidos, resultando numa fatura.

- Comissão:
- Valor pago à plataforma pelo lojista pelos pedidos realizados pela plataforma;
- Taxa de pagamento online: Taxa sobre o valor transacionado, ou seja, o total do pedido, para os pedidos pagos através de pagamento online (PicPay, PIX, NuPay e cartão de crédito).
- Cupons custeados pela plataforma: Representa o valor dos cupons aplicados que são de responsabilidade da plataforma. Esse montante é deduzido do valor devido pela loja à plataforma a título de comissão.
- Transações adicionais: São ajustes financeiros que realizam débitos ou créditos dentro do período financeiro. Servem para repassar valores de promoções, corrigir erros ou realizar outras cobranças negociadas.
- Valor retido: Corresponde à comissão da plataforma e a outras cobranças, descontadas diretamente das vendas realizadas por meio de pagamento online. Esse valor já foi abatido e não será incluído na sua fatura.
- Valor da fatura:
- Valor devido à plataforma que não foi possível reter de forma automática. Logo deverá ser apago através de boleto;
- Valor da fatura = Valor em comissão + taxa de pagamento online - cupons custeados pela plataforma + transações adicionais - valor retido
- Caso todo valor devido à plataforma seja capturado através dos pagamentos online, a fatura fica zerada;
- Caso o valor da fatura seja negativo, ele será apresentado como um desconto na fatura seguinte.
Ver repasses
- Clique no botão “Ver repasses” no resumo de Entradas.

Filtrar lista de pedidos
- Defina a Data inicial e a Data final;

- Clique em “Filtrar”. A lista de pedidos será atualizada com os pedidos referentes à data que foi selecionada.
Transações por pedido
Cada pedido é contabilizado através das transações envolvidas do início até a sua conclusão. Cada pedido pode ter múltiplas transações.

Tudo que realiza crédito ou débito para se pagar um pedido, é considerado transação. São elas:
- Transação pelo “Tipo de pagamento”:
- É a transação principal do pedido realizada através do método de pagamento escolhido pelo cliente:
- Os tipo de pagamento da transação informados ao lojista são:
- Online: Engloba todos os métodos de pagamento online (PicPay, NuPay, PIX e Cartão de crédito);
- Dinheiro: Pagamento na entrega do pedido em dinheiro;
- Cartão: Pagamento na entrega do pedido com cartão de débito ou crédito.
- Transação de “Cupom”: É a transação que realiza o desconto no valor do pedido, para cupons custeados pelo lojista;
- Devolução do “Tipo de pagamento“: Ao cancelar um pedido, é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução do mesmo.
- Devolução Cartão;
- Devolução Dinheiro;
- Devolução Online.
- Devolução do “Cupom“: Ao cancelar um pedido com cupom custeado pelo lojista, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom aplicado.
- Devolução do “Cupom patrocinado“: Ao cancelar um pedido com cupom patrocinado pela plataforma, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom patrocinado aplicado.
Cada pedido está identificado pelo seu hash e data de criação. As transações de um pedidos ficam agrupadas em um único hash. Na apresentação das transações temos os seguintes valores:
- Subtotal:
- Refere-se ao subtotal do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
- Para devoluções, é o mesmo valor do subtotal na transação de pagamento, mas negativo.
- Entrega:
- Refere-se a taxa de entrega do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
- Para devoluções, é o mesmo valor da entrega na transação de pagamento, mas negativo.
- Taxa de pagamento online: Taxa cobrada apenas para as transações de pagamento e devolução com métodos “online”;
- Comissão:
- Valor de comissão cobrado pelo pedido realizado;
- Aplicado na transação relacionada ao método de pagamento;
- O cálculo depende de como a comissão está configurada para a loja:
- Produtos: A comissão é cobrada com base no subtotal;
- Produtos + frete: A comissão é cobrada com base na soma do subtotal e entrega.
- Saldo: Receita líquida para o respectivo pedido.
Atualizado em: 22/08/2025