Visão Geral do Financeiro
Visão Geral do Financeiro
Info
TL;DR:
A Visão Geral no menu Financeiro mostra um resumo mensal de entradas (vendas, com detalhes por tipo de pagamento e valores comissionáveis) e saídas (comissão, taxas de pagamento online, cupons, transações adicionais, valor retido e valor da fatura a pagar). Você pode escolher o mês, filtrar pedidos por data e analisar as transações por pedido, que incluem detalhes como tipo de pagamento, cupons, devoluções e o saldo líquido de cada venda.
Como chegar?
- Abrir menu lateral;
- Abrir dropdown de “Financeiro”;
- Selecionar “Visão geral”.
Visão Geral
Acesse pelo link: https://parceiro.pede.ai/financeiro/visao-geral
Esta página exibe todas as transações financeiras de uma loja em um determinado mês. As informações são organizadas em um resumo que detalha as receitas (entradas) e despesas (saídas) geradas na plataforma, além de apresentar uma lista dos pedidos realizados, acompanhados das respectivas transações financeiras associadas a cada um deles. Isso oferece ao lojista uma visão clara e estruturada do desempenho financeiro mensal, facilitando o controle e a tomada de decisões sobre o negócio.


Escolher mês
- Selecione o Mês que deseja consultar suas vendas. Os dados de entradas e saídas serão atualizados referentes ao mês que escolher.

Entradas
Essa parte do resumo é referente às vendas da loja na plataforma. Aqui demonstra-se a origem de toda receita da loja no período.

Total vendido: Quantidade de pedidos entregues no período;
- Total: Soma do total dos pedidos do período;
- Total = Subtotal + taxa de entrega.
- Também é possível calcular o total através a soma das vendas por tipo de pagamento
- Total = Recebido via estabelecimento + Recebido via plataforma (pagamento online)
- Subtotal:
- Soma do subtotal de todos pedidos do período;
- Comissionável: Parcela do subtotal referente a valores comissionáveis.
- O valor do subtotal excluindo o valor dos cupons custeados pela loja.
- Taxa de entrega:
- Soma das taxas de entrega dos pedidos do período;
- Comissionável: Parcela das entregas referente a valores comissionáveis.
- O valor da entrega excluindo o valor dos cupons custeados pela loja;
- O valor comissionável da entrega é mostrado apenas para as lojas que tem a configuração de comissão sobre o total do pedido (pedido + frete).
- Recebido via estabelecimento:
- Soma dos totais dos pedidos com pagamento presencial (dinheiro, cartão na entrega e pago com cupom)
- Recebido via estabelecimento = Dinheiro + Cartão na entrega + Pago com cupom
- Dinheiro: Total dos pedidos pagos em dinheiro no ato da entrega;
- Cartão da entrega: Total dos pedidos pagos em cartão (crédito ou débito) no ato da entrega;
- Pago com cupom: Soma dos valores pagos através de cupom independente de quem custeou a ação (plataforma ou loja).
- Recebido via plataforma:
- Total dos pedidos vendidos com pagamento online, excluindo-se o valor dos cupons aplicados: PicPay, Cartão de crédito, PIX e NuPay.
Saídas
Essa parte do resumo reserva-se a demonstrar os valores que se somam para resultar em uma fatura. Destaca-se o valor da comissão, pois é o que o lojista paga à plataforma pelas vendas na plataforma. E logo abaixo explica-se como valores são adicionados ou retidos, resultando numa fatura.

- Comissão:
- Valor pago à plataforma pelo lojista pelos pedidos realizados pela plataforma;
Valor de comissão = taxa de comissão x (subtotal comissionável + taxa de entrega comissionável)
- Taxa de pagamento online: Taxa sobre o valor transacionado, ou seja, o total do pedido, para os pedidos pagos através de pagamento online (PicPay, PIX, NuPay e cartão de crédito).
- Cupons custeados pela plataforma: Representa o valor dos cupons aplicados que são de responsabilidade da plataforma. Esse montante é deduzido do valor devido pela loja à plataforma a título de comissão.
- Transações adicionais: São ajustes financeiros que realizam débitos ou créditos dentro do período financeiro. Servem para repassar valores de promoções, corrigir erros ou realizar outras cobranças negociadas.
- Valor retido: Corresponde à comissão da plataforma e a outras cobranças, descontadas diretamente das vendas realizadas por meio de pagamento online. Esse valor já foi abatido e não será incluído na sua fatura.
- Valor da fatura:
- Valor devido à plataforma que não foi possível reter de forma automática. Logo deverá ser apago através de boleto;
- Valor da fatura = Valor em comissão + taxa de pagamento online - cupons custeados pela plataforma + transações adicionais - valor retido
- Caso todo valor devido à plataforma seja capturado através dos pagamentos online, a fatura fica zerada;
- Caso o valor da fatura seja negativo, ele será apresentado como um desconto na fatura seguinte.
Ver repasses
- Clique no botão “Ver repasses” no resumo de Entradas.

Filtrar lista de pedidos
- Defina a Data inicial e a Data final.

- Clique em “Filtrar”. A lista de pedidos será atualizada com os pedidos referentes à data que foi selecionada.

Transações por pedido
Cada pedido é contabilizado através das transações envolvidas do início até a sua conclusão. Cada pedido pode ter múltiplas transações.
Tudo que realiza crédito ou débito para se pagar um pedido, é considerado transação. São elas:
- Transação pelo “Tipo de pagamento”:
- É a transação principal do pedido realizada através do método de pagamento escolhido pelo cliente:
- Os tipo de pagamento da transação informados ao lojista são:
- Online: Engloba todos os métodos de pagamento online (PicPay, NuPay, PIX e Cartão de crédito);
- Dinheiro: Pagamento na entrega do pedido em dinheiro;
- Cartão: Pagamento na entrega do pedido com cartão de débito ou crédito.
- Transação de “Cupom”: É a transação que realiza o desconto no valor do pedido, para cupons custeados pelo lojista;
- Devolução do “Tipo de pagamento“: Ao cancelar um pedido, é criada uma transação de mesmo valor referente a devolução do mesmo.
- Devolução Cartão;
- Devolução Dinheiro;
- Devolução Online.
- Devolução do “Cupom“: Ao cancelar um pedido com cupom custeado pelo lojista, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom aplicado.
- Devolução do “Cupom patrocinado“: Ao cancelar um pedido com cupom patrocinado pela plataforma, é criada uma transação com valor referente a devolução do cupom patrocinado aplicado.
Cada pedido está identificado pelo seu hash e data de criação. As transações de um pedidos ficam agrupadas em um único hash. Na apresentação das transações temos os seguintes valores:
- Subtotal:
- Refere-se ao subtotal do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
- Para devoluções, é o mesmo valor do subtotal na transação de pagamento, mas negativo.
- Entrega:
- Refere-se a taxa de entrega do pedido e fica relacionado a transação do método de pagamento;
- Para devoluções, é o mesmo valor da entrega na transação de pagamento, mas negativo.
- Taxa de pagamento online: Taxa cobrada apenas para as transações de pagamento e devolução com métodos “online”;
- Comissão:
- Valor de comissão cobrado pelo pedido realizado;
- Aplicado na transação relacionada ao método de pagamento;
- O cálculo depende de como a comissão está configurada para a loja:
- Produtos: A comissão é cobrada com base no subtotal;
- Produtos + frete: A comissão é cobrada com base na soma do subtotal e entrega.
- Saldo: Receita líquida para o respectivo pedido.
Atualizado em: 06/12/2025